O Escritório
ohtake
Ruy Ohtake formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1960. E, desde então, foi o titular do escritório Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo até o seu falecimento, em novembro de 2021. Em 2022, dando sequência ao seu legado, Rodrigo Ohtake, seu filho, arquiteto e designer, também formado pela FAU-USP assume o escritório, agora com o nome ohtake, ressaltando a trajetória da família, dedicada à autêntica criação de uma identidade cultural brasileira.
Ruy Ohtake
1938-2021, São Paulo, Brasil
Formado pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1960, o arquiteto Ruy Ohtake imprimiu uma linguagem própria em mais de 300 obras realizadas no Brasil e no exterior. Em sua arquitetura, mesclava a pesquisa tecnológica, atenta a nossa indústria de construção, com depurada e original plasticidade e considerava que a arquitetura se completa com a obra construída. Graças a isso, a sua obra logra o difícil êxito de ser a um só tempo autoral e sensível às nossas condições e necessidades. Comprometido em realizar uma arquitetura brasileira contemporânea, tendo a inovação como princípio, Ruy Ohtake conseguia colocar a sua marca em projetos para os mais variados fins: obras públicas, escolas, cinemas, teatros, edifícios de apartamentos e de escritórios e residências.
No Brasil conquistou, em 2007, o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil. Recebeu os títulos de Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura de Santos e de Professor Honoris Causa da Universidade Braz Cubas. Seu reconhecimento internacional já o levou a fazer parte do seleto grupo de arquitetos convidados do 20º Congresso da União Internacional de Arquitetos (1999), em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando, para proferir uma das principais conferências, na Assembléia do Povo, que reuniu 6.000 arquitetos. Na comemoração dos 60 anos da FAU-USP, em 2008, foi o arquiteto convidado a fazer uma exposição no grande espaço projetado por seu mestre Vilanova Artigas. No design, Ruy Ohtake desenvolveu uma gama significativa de objetos, incluindo três lavatórios para a Roca, pelos quais recebeu o prêmio Best of the Best Red Dot, em 2019, em Essen, Alemanha.
Elogiado por Oscar Niemeyer por sua liberdade plástica, o desenho de Ruy Ohtake está impresso em ruas e avenidas de importantes cidades brasileiras e no exterior.
Rodrigo Ohtake
São Paulo, Brasil
1984
Formado Arquiteto e Urbanista na FAU/USP em 2009, com um período de estudos no Politécnico de Milão, Rodrigo Ohtake colaborou com os arquitetos Mario Biselli, Alvaro Puntoni e o designer francês Patrick Jouin, além trabalhar com seu pai, Ruy Ohtake, de 2008 a 2017.
A partir de 2005, passa a desenhar seus próprios projetos e, em 2011, inaugura o escritório Rodrigo Ohtake Arquitetura e Design.
Além dos trabalhos nos escritórios, participou como assistente de curadoria de André Corrêa do Lago no Pavilhão Brasileiro na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, de 2014.
Desde seus primeiros projetos, cria móveis para compor sua arquitetura. Em 2015, passou a produzir peças de mobiliário independentes, área que tem se dedicado cada vez mais.
Já teve peças expostas nas feiras MADE e SP/Arte, no Brasil, e Design Miami e Design Miami / Basel.
Em 2021 retorna para assumir a coordenação do escritório Ruy Ohtake arquitetura e urbanismo, paralelamente ao próprio escritório.
Em 2022 funda o escritório OHTAKE, fruto da fusão entre Ruy Ohtake arquitetura e urbanismo e Rodrigo Ohtake arquitetura e design. Um estúdio multidisciplinar voltado à arquitetura, design, urbanismo e novas tecnologias construtivas e de materiais.