+
PlayArte Bristol

PlayArte Bristol

São Paulo – SP – Brasil

obra 2003
projeto 1997
área de Construção
7.750 m²

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Com acesso pela avenida Paulista e pela rua Augusta, um shopping de médio porte, teve nos cines Bristol e Liberty, durante anos, duas de suas âncoras. No segundo semestre de 2003, as antigas salas, que estavam desativadas, deram lugar um conjunto de sete cinemas com equipamentos de som e imagem de última geração.
A idéia central do projeto, foi reforçar o eixo cultural implantado na avenida que, até há alguns anos, simbolizava apenas o poder financeiro e industrial paulistano. Como exemplos dessa vocação da avenida, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Casa das Rosas, o Itaú Cultural e Centro Cultural Fiesp.
Os acessos aos cinemas conduzem a um vazio que percorre os quatro pavimentos do edifício e onde estão as escadas rolantes. No peitoril desse vazio, à altura do último piso, painéis fotográficos que lembram a película cinematográfica expõem a evolução urbana da avenida Paulista, desde sua abertura e a implantação dos primeiros casarões até a verticalização, com os prédios de apartamentos e, depois, de escritórios. Também os encostos das cadeiras do hall de acesso e dos foyers evocam o filme em celulóide.
A bilheteria divide espaço com a área de alimentação do shopping, no piso Paulista. As salas distribuem-se nos dois pavimentos superiores, com halls independentes, aos quais se chega por escadas rolantes: são cinco salas no piso Cinelândia e duas acima, no piso Jardins.
O tratamento visual dos ambientes foge da padronização comum nesses complexos. No piso Cinelândia, os foyers são monocromáticos: em um deles, piso, paredes, forros e banheiros são brancos; no outro, pretos. O contraste propicia climas diferentes. No foyer preto, a iluminação é feita com luz branca e suave; no outro, espelhos na parede dão ao espaço a sensação de amplitude. No piso Jardins, predomina a cor prata. No teto dos halls, por baixo da iluminação foram colocadas bandeirolas metálicas de interessante efeito.

Arquitetura: Ruy Ohtake
Acústica: PAIM Técnica em avaliação e acústica Ltda
Estrutura: Escritório Feitosa e Cruz
Elétrica e Hidráulica: HV Engenharia Sociedade Civil Ltda
Ar Condicionado: JMT – Projetos
Construção: Método
Proprietário: Playarte Cinemas Ltda.