+
Secretaria do Menor

Secretaria do Menor

são paulo – sp – brasil

obra 1993
projeto 1991
área de Construção
1.200 m²

O objetivo fundamental das creches projetadas para a Secretaria do Menor do Estado de São Paulo foi dar dignidade aos edifícios desse serviço público, atendendo, com um espaço adequado e de baixo custo, às formulações elaboradas para a pasta pela então secretária Alda Marco Antônio.
Das 30 creches projetadas, cinco estão em fase de implantação e 25 foram concluídas, todas na periferia de São Paulo, próximas a estações do metrô, em terrenos de fácil acesso cedidos por empresas como Eletropaulo, Metrô, Sabesp, Emplasa e Banespa.
Cada creche tem, em média, 1.200 m² de área construída e atende cerca de 130 crianças carentes que convivem o dia todo em várias atividades, incluindo refeições e banhos. O projeto previu estruturas e coberturas metálicas, suprimiu corredores e, por ser modular, permitiu a adequação das montagens a cada tipo de terreno, com peculiaridades quanto a topografia, orientação solar, acessos e dimensões, proporcionando, com as diferentes articulações, um desenho próprio a cada unidade.

Arquitetura: Ruy Ohtake