+
Edifício Berrini 500

Edifício Berrini 500

são paulo – sp – brasil

obra 1997-1999
projeto 1997
área do terreno
3.157,06 m²
área de construção
23.715,18 m²

O edifício Berrini 500 é um empreendimento comercial de alto padrão, destinado a empresas de grande porte. Está localizado na região da marginal do Rio Pinheiros, no Brooklin Novo. Trata-se de uma das áreas de São Paulo que mais vem atraindo grandes empresas nacionais e multinacionais, configurando-se como a nova rota de negócios da cidade. Um local onde a cidade é a mais dinâmica e moderna.
Ao projetar o edifício Berrini 500, buscamos utilizar uma linguagem arquitetônica que traduzisse o dinamismo das empresas que viessem a se instalar no local.
O projeto tem, na sua fachada frontal, um aspecto muito marcante. Com a utilização apenas de linhas retas, obteve um efeito inovador: uma grande onda vertical, que cria um inusitado movimento e provoca uma forte dinâmica no espaço externo.
Os andares são interseccionados por uma longa placa vermelha, que corta o edifício desde a base até o coroamento. O revestimento externo é feito em faixas coloridas, que intercalam vidro laminado verde e painéis de granito em branco e bege, complementando o efeito visual da fachada.
Junto ao hall de entrada, uma marquise em concreto aparente abraça a placa central, e que fica suspensa no ar, reforçando a idéia de movimento e leveza.
O traçado sinuoso, de ondas e curvas, é resultado de um jogo audacioso de volumes, com avanço e recuo das lajes dos vários pavimentos. Foram criadas cinco diferentes variações de pavimento tipo, apresentando diferença entre si de 80 cm., e que distribuídos harmoniosamente ao longo dos andares, os vários pavimentos apresentam-se ora mais salientes, ora mais recuados, proporcionando o movimento, ao longo da placa central.
Dentro da idéia básica do projeto, o dinamismo da fachada provoca um efeito instigante de luzes e sombras, destacando o prédio tanto durante o dia quanto à noite.
O edifício conta com 17 andares de escritórios, com áreas privativas que variam de 667 a 730m², que podem abrigar um ou dois conjuntos independentes. Cada meio andar conta com uma copa, um sanitário masculino, um feminino, além de previsão para instalação de um terceiro sanitário privativo.
Concluído no final de 2000, o Berrini 500 valoriza o espaço urbano de São Paulo, reforçando o caráter cosmopolita e dinâmico da cidade.

Arquitetura: Ruy Ohtake, Antonio Sérgio Bergamin
Paisagismo: Olair De Camilo
Luminotécnica: Mingrone, Com. E Iluminação
Estrutura: Aluízio A. M. D’Ávila Engenharia de Projetos
Instalação: J. C. Passerini Engenharia de Projetos
Ar Condicionado Thermoplan Engenharia Térmica
Escultura: Tomie Ohtake
Construtora: Método Engenharia
Empreendimento: SERPLAN Desenvolvimento Imobiliário e Comercial