+
Blue Tree, Brasília

Blue Tree, Brasília

brasília
são paulo

obra 1998 – 2001
projeto 1993

área do terreno
74.563,50 m²

área de construção
park 39.000 m²
towers 31.000 m²
centro de convenções 7.700 m²
estacionamento 21.000 m²

total
98.700 m²

É um complexo hoteleiro à margem do Lago Paranoá de Brasília, e procura uma expressão contemporânea. Pela legislação local, que permite apenas três pavimentos de altura, o projeto é ao mesmo tempo extensivo e conciso. Possibilitando uma clara leitura da obra.

Blue Tree Park: Constituído por dois subsolos, térreo e três pavimentos. Em forma de ferradura, acompanhando a curva do lago, a construção é composta de faixas vermelhas (alumínio) e pretas (vidro fumê), o que contribui para o destaque do projeto.

O hotel possui 396 suítes, sendo 2 suítes presidenciais, – com 330 m2 e 100 m2 de varanda – equipadas com elevador privativo e recepção exclusiva na garagem., as demais suítes variam de 31 m2 a 67 m2.

No grande saguão de entrada, o espaço é surpreendente, com cobertura de vidro sobre arcos escultóricos. Duas longas peças – multi-móvel – dão a proporção exata do espaço.

Para a área gastronômica foram reservados dois restaurantes internacionais, bar no lobby, lojas, clube privado com lounge. O setor de lazer, entre o edifício e o lago, estão uma piscina, fitness center, um píer para esportes náuticos e um bar aberto.

Blue Tree Towers: Além do hotel, faz parte do complexo, um flat-service, que compreende 448 apartamentos (com varanda e 52 m2 de área), Lobby, Restaurante, Salão de Ginástica, Central Workstation, Piscinas e Quadra de Tênis completam essa unidade.

Centro de Convenções: O espaço destinado aos mais variados eventos, conta com 7 mil m2 de área. Um grande salão para até 1.200 pessoas que pode ser dividido em três ambientes. Um conjunto
com 14 salas moduláveis, estando capacitado para receber mais de 1.000 pessoas; além de uma área de exposições com cerca de 1.400 m2.

Teatro/ Auditório: Foi projetado um Teatro/ Auditório com capacidade para 400 pessoas e infraestrutura necessária para apresentação de espetáculos teatrais, além de conferências e cinema.

créditos
arquitetura RUY OHTAKE, ALFRED TALAAT, CLEBER MACHADO, VERA KAUFMAN, ANTONIO SÉRGIO BERGAMIN
estrutura MCA ESTRUTURA
instalações PIERLORENZO MARIMPIETRI ENGENHARIA DE INSTALAÇÕES
luminotécnica FRANCO & FORTES LIGHTING DESIGN
cozinha H. PEIXOTO FOOD FACILITY & LAUDRY DESIGN
paisagismo ROBERTO BURLE MARX
ar-condicionado TERMOESTE AR-CONDICIONADO

construção CONSTRUTORA PAULO OCTÁVIO C

proprietário FUNCEF – FUNDAÇĀO DOS ECONOMIÁRIOS FEDERAIS e PAULO OCTÁVIO INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS