Brasília Alvorada Park Hotel
Brasília – DF – Brasil
Obra 1998 – 2001
Projeto 1993
área do terreno
74.563,50 m²
área de construção
park 39.000 m²
towers 31.000 m²
centro de convenções 7.700 m²
estacionamento 21.000 m²
total
98.700 m²
É um complexo hoteleiro à margem do Lago Paranoá de Brasília, e procura uma expressão contemporânea. Pela legislação local, que permite apenas três pavimentos de altura, o projeto é ao mesmo tempo extensivo e conciso. Possibilitando uma clara leitura da obra.
Constituído por dois subsolos, térreo e três pavimentos. Em forma de ferradura, acompanhando a curva do lago, a construção é composta de faixas vermelhas (alumínio) e pretas (vidro fumê), o que contribui para o destaque do projeto.
O hotel possui 396 suítes, sendo 2 suítes presidenciais, – com 330m² e 100m² de varanda – equipadas com elevador privativo e recepção exclusiva na garagem., as demais suítes variam de 31m² a 67m².
No grande saguão de entrada, o espaço é surpreendente, com cobertura de vidro sobre arcos escultóricos. Duas longas peças – multi-móvel – dão a proporção exata do espaço.
Para a área gastronômica foram reservados dois restaurantes internacionais, bar no lobby, lojas, clube privado com lounge. O setor de lazer, entre o edifício e o lago, estão uma piscina, fitness center, um píer para esportes náuticos e um bar aberto.
Além do hotel, faz parte do complexo, um flat-service, que compreende 448 apartamentos (com varanda e 52m² de área), Lobby, Restaurante, Salão de Ginástica, Central Workstation, Piscinas e Quadra de Tênis completam essa unidade.
O espaço destinado aos mais variados eventos, conta com 7 mil m² de área. Um grande salão para até 1.200 pessoas que pode ser dividido em três ambientes. Um conjunto
com 14 salas moduláveis, estando capacitado para receber mais de 1.000 pessoas; além de uma área de exposições com cerca de 1.400m².
Foi projetado um Teatro/ Auditório com capacidade para 400 pessoas e infraestrutura necessária para apresentação de espetáculos teatrais, além de conferências e cinema.
Arquitetura: Ruy Ohtake, Alfred Talaat, Cleber Machado, Vera Kaufman, Antonio Sérgio Bergamin
Estrutura: MCA Estruturas
Instalações: Pierlorenzo Marimpietri Engenharia de Instalações
Luminotécnica: Franco & Fortes Lighting Design
Cozinha: H. Peixoto Food Facility & Laundry Design
Paisagismo: Roberto Burle Marx
Ar Condicionado: Termoeste Ar-Condicionado
Construção: Construtora Paulo Octávio
Proprietário: FUNCEF – Fundação dos Economiários Federais e Paulo Octávio Investimentos Imobiliários