
Aquário do Pantanal
O Pantanal fascina.
A obra do Aquário surpreende.
No Pantanal, água e vegetação se entrelaçam, constituindo ecossistema peculiar e instigante. No Aquário, o projeto buscou essa síntese: os peixes nos trinta e dois aquários, ao longo da construção elíptica, cobertos e, no centro, descoberto, ao ar livre, para jacarés, lontras e ariranhas. O Pavilhão Central, uma forma alongada, com estrutura metálica vermelha na parte central e chapas de zinco nas duas extremidades, assinala um expressivo desenho na paisagem da cidade. Seu ineditismo e sua força estética conferem a Mato Grosso do Sul significativa referência a nível nacional e até internacional, tal qual é o Pantanal, uma das mais bonitas e exuberantes áreas do nosso país.
Mosaico do saber e estética do conhecimento.
Proporcionarão aos visitantes, quer turistas ou sul mato-grossenses, além de apreciar os peixes, seu nado veloz nos aquários e a vida nas lagunas dos jacarés, lontras. A biblioteca temática, impressa ou virtual, poderá ser centro de palestras, seminários relativos ao Pantanal. O museu mostrará a trajetória humana em sua vivência na região. Laboratórios para incentivarem pesquisas, inclusive sobre a rica biodiversidade, em trabalhos conjuntos com a Universidade local. O saguão principal do Pavilhão Central detém dois espaços para exposições de artes visuais e fotografias, sempre que possível, sobre o tema Pantanal. Um auditório, 240 lugares, poderá ser palco de muitos eventos. O turismo, o maior beneficiário desse mosaico, estimulará o surgimento de novos hotéis, restaurantes, comércios e agentes de turismo. Ajudará o movimento comercial.
Em resumo, são esses os elementos que se agregam ao equipamento Aquário do Pantanal para reconhecimento da importância da vida e cultura sul mato-grossenses.
Assim, com entusiasmo e otimismo, prevemos a conclusão da obra do Aquário do Pantanal, favorecendo a população pelo olhar contemporâneo e visão do futuro.





































