+
Aquário do Pantanal

Aquário do Pantanal

Campo Grande – MS – Brasil

Obra 2022
Projeto 2008
Área do terreno
1.200,000 m²
Área de projeto
26.000 m²

O Pantanal fascina.
A obra do Aquário surpreende.
No Pantanal, água e vegetação se entrelaçam, constituindo ecossistema peculiar e instigante. No Aquário, o projeto buscou essa síntese: os peixes nos trinta e dois aquários, ao longo da construção elíptica, cobertos e, no centro, descoberto, ao ar livre, para jacarés, lontras e ariranhas. O Pavilhão Central, uma forma alongada, com estrutura metálica vermelha na parte central e chapas de zinco nas duas extremidades, assinala um expressivo desenho na paisagem da cidade. Seu ineditismo e sua força estética conferem a Mato Grosso do Sul significativa referência a nível nacional e até internacional, tal qual é o Pantanal, uma das mais bonitas e exuberantes áreas do nosso país.
Mosaico do saber e estética do conhecimento.
Proporcionarão aos visitantes, quer turistas ou sul mato-grossenses, além de apreciar os peixes, seu nado veloz nos aquários e a vida nas lagunas dos jacarés, lontras. A biblioteca temática, impressa ou virtual, poderá ser centro de palestras, seminários relativos ao Pantanal. O museu mostrará a trajetória humana em sua vivência na região. Laboratórios para incentivarem pesquisas, inclusive sobre a rica biodiversidade, em trabalhos conjuntos com a Universidade local. O saguão principal do Pavilhão Central detém dois espaços para exposições de artes visuais e fotografias, sempre que possível, sobre o tema Pantanal. Um auditório, 240 lugares, poderá ser palco de muitos eventos. O turismo, o maior beneficiário desse mosaico, estimulará o surgimento de novos hotéis, restaurantes, comércios e agentes de turismo. Ajudará o movimento comercial.
Em resumo, são esses os elementos que se agregam ao equipamento Aquário do Pantanal para reconhecimento da importância da vida e cultura sul mato-grossenses.
Assim, com entusiasmo e otimismo, prevemos a conclusão da obra do Aquário do Pantanal, favorecendo a população pelo olhar contemporâneo e visão do futuro.

Arquitetura: Ruy Ohtake
Coordenação: Alfred Talaat, Lilian Wexler, Carla Willik
Equipe Técnica: Eduardo Prieto, Rodrigo Peregrina, Rogério Gava de Oliveira, Paula Van Roey, Alexandra Lopes, Adriano Santos, Rafael Otsuka
Supervisão Obra: José Areias
Coordenador: Ricardo Alves, Jorge Cardoso
Construção: Proteco Construções
Estrutura: Alena, Lanik, FHECOR
Estrutura de concreto: Edson Bispo
Estrutura metálica: Flávio D’Alambert
Fundação: Alena
Elétrica e Hidráulica: Hunter Pelton Engenharia S/S Ltda., Prolux
Ar Condicionado: ArplanTecnologia e Planejamento do Ar Ltda., Climateck
Cobertura: Bemo
Esquadrias: Alusul
Fachada: Coberfuzi, Lanik, Bemo
Iluminação: Gilberto Franco
Museologia: Votupoca
Contratante: Agesul
Cliente: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul